NEEN (FOLHAS)

Azadirachta indica A.Juss. (MELIACEAE)

Distribuição geográfica: Nativa da Índia,  sul e sudoeste da Ásia. Cultivada na África, América do norte e do sul.

Usos tradicionais: Tratamento de vermes e piolhos, enjôos, úlceras externas, doenças cardiovasculares, diabetes, gengivite, malária, reumatismo e doenças da pele (Monografias da Organização Mundial da Saúde, Volume 3, Genebra, 2007).

Ações confirmadas: inseticida e antiparasitário tópico (uso veterinário).

AGRICULTURA

ÓLEO DE NEEM ORGÂNICO E NATURAL É Original NIM!

Fabricado pela BASE FERTIL, o Óleo De Neem (Original NIM) é um produto fantástico que por oferecer de forma natural grande concentração de ácidos graxos, propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas possibilitam através das suas propriedades sanitizantes a sua utilização como inseticida ou defensivo agrícola natural e orgânico para o controle de inúmeras pragas na lavoura.

Trata-se de um inseticida totalmente natural, o Óleo De Neem (Original NIM) é muito  eficaz tanto na agricultura orgânica como no combate e exterminação de mais de 500 espécies entre ácaros e insetos.

O Óleo De Neem (Original NIM) é também conhecido como óleo de nim, ou nim (Azadirachta indica A. Juss) também pode ser encontrado com os nomes de neen, margosa, nime, lila índio, ou ainda por Melia azadirachta L., Melia indica (A. Juss.) Brandis e Antelaea azadirachta, produto natural e orgânico  possui como base o óleo de Azadirachta indica, que é 100% biodegradável, sendo inofensivo a animais de sangue quente, pessoas, cães, gatos, etc. podendo para algumas aplicações ser ideal em ambientes domésticos.

O Óleo De Neem (Original NIM)  é um produto fitossanitário, não toxico com utilização aprovada da agricultura orgânica é muito eficaz também na agropecuária no combate a parasitas.

O Óleo De Neem (Original NIM) produto fabricado pela BASE FERTIL, é extraído de sementes nacionais e importadas selecionadas, com alto controle de qualidade e tecnologia própria, aonde se mantem todos os princípios ativos intactos, tornando-o um óleo de Nim (Azadirachta indica ) da mais alta pureza e eficácia que  contribui de forma única com a agricultura orgânica, a sustentabilidade e a preservação ambiental, substituindo  na agricultura orgânica a utilização de fertilizantes sintéticos, agrotóxicos e reguladores de crescimento compostos sinteticamente contribuindo para não contaminar os alimentos produzidos, bem como na preservação do meio ambiente e ecossistema para a produção de produtos agrícolas saudáveis,

O Óleo De Neem (Original NIM) é muito eficaz no combate aos Insetos Controláveis:

Combate a Mosca Minadora: As moscas minadoras são insetos pertencentes à ordem Diptera, família Agromyzidae e gênero Liriomyza. São vulgarmente conhecidas como bicho mineiro, minador, riscador de folha, entre outros.

O gênero Liriomyza é composto por 376 espécies, das quais, Liriomyza huidobrensis (Blanchard), L. sativae Blanchard e L. trifolii (Burgess) No Brasil, estas três espécies ocorrem naturalmente em quase todos os estados, atacando cerca de 14 famílias de plantas, incluindo ornamentais, o feijão e oleráceas, com destaque para batata, tomate, alface, melancia e melão.

Combate à Mosca Branca: É conhecido que o ciclo biológico da mosca-branca é dividido na fase de ovo, um primeiro ínstar da ninfa, no qual o inseto se locomove, por alguns minutos, até localizar o local mais adequado na planta para então se fixar. Posteriormente, as ninfas passam por três ínstares imóveis, sendo o último ínstar incorretamente denominado de “pupa” ou “pseudo-pupa” e, finalmente, os adultos (machos e fêmeas) e o sucesso do manejo da mosca-branca na cultura da soja dependerá do reconhecimento da praga associado à adoção completa do manejo integrado de pragas (MIP-soja), o que necessita do uso exagerado de inseticidas, principalmente os de largo espectro de ação (não seletivos).

Entre as mais comuns opções de inseticidas disponíveis atualmente no mercado para o controle dessa praga, são os produtos do grupo dos reguladores de crescimento específicos para mosca-branca, e Infelizmente, uma única aplicação desses produtos pode custar entre uma e duas sacas de soja por ha.

O  NEEM pode ser usado não só na produção de pesticidas, mas também na agricultura familiar, já que a árvore produz sombra e fruta, destacando-se sua empregabilidade em áreas que sofreram processo de desertificação e em projetos de reflorestamento, em substituição ao pinus e ao eucalipto, cujos frutos atraem os animais.

Eficaz e econômica , a utilização do Óleo De Neem (Original NIM) vem contribuindo de forma muito positiva seja como na função de inseticida, ou na redução de custos para lavouras de soja, pela sua eficácia e características orgânicas, naturais e sustentáveis.

Combate à mosca da fruta:

As moscas-das-frutas pertencem a ordem Diptera e à família Tephritidae, que compreende cerca de 4 mil espécies agrupadas em 500 gêneros. Cerca de 35% infestam frutas, com 250 espécies de importância agrícola econômica, e são consideradas uma das principais pragas na fruticultura mundial, infestando a maioria das frutas que possuem polpa carnosa.

Destacam-se como as mais preferidas, as seguintes famílias/espécies de frutíferas: Anacardiaceae (manga, cajá, cajá-mirim, seriguela); Mirtaceae (goiaba, guabiroba, jaboticaba, jambo, pitanga, uvaia); Oxalicaceae (carambola); Rutaceae (laranja, tangerina) e Sapotaceae (abiu, sapoti) (Zucchi, 1988).

No campo, o controle natural das moscas-das-frutas, por meio de parasitóides e predadores, não é suficiente para regular a população, pois a ação destes inimigos naturais é bastante prejudicada pelo uso intensivo e por aplicações não criteriosas de inseticidas. Entre os agentes de controle biológico (predadores, patógenos, nematóides, bactérias e parasitoides) de moscas-das-frutas, os parasitoides da família Braconidae ocupam lugar de destaque.

Eficaz e econômica, a utilização do Óleo De Neem (Original NIM) vem contribuindo de forma muito positiva seja como na função de inseticida, ou na redução de custos como defensivo agrícola natural para culturas frutíferas, pela sua eficácia e características orgânicas, naturais e sustentáveis.

Combate às Pulgões, tripes e cochonilhas:

A produção orgânica tem como objetivo a preservação do meio ambiente e da saúde humana com essa visão busca-se o uso de meios naturais que garantam a produtividade econômica das culturas sem causar danos expressivos ao solo, à água e à qualidade dos alimentos.

Neste sistema de produção o controle de doenças e pragas pode e deve ser feito sem o uso de agrotóxicos sintéticos, os quais quando utilizados, contribuem significativamente na contaminação do ambiente e dos alimentos produzidos.

Com a  utilização de produtos alternativos,  como o Óleo De Neem (Original NIM) que é menos agressivo ao homem e à natureza e oferece as funções  de repelência, atração, inseticida e fungicida, quando aliado ao manejo adequado do solo, planta e água, garante a produção de alimentos orgânicos, sem resíduos tóxicos além de preservar a saúde do produtor.

 

Combate às Lagartas:  

Mais do que um conceito, o Manejo Integrado de Pragas (MIP) é uma importante ferramenta de auxílio a ações estratégicas no controle de pragas, com base em qualificado conhecimento científico, que muito pode contribuir para a sustentabilidade econômica e ambiental da atividade agrícola. Com eficiência e sucesso inegáveis, o MIP consolidou-se na cultura da soja durante a década de 1980 e contribuiu para a drástica redução no número de aplicações de inseticidas, com consequente queda nos custos do controle fitossanitário e na diminuição de impactos ambientais da atividade agrícola.

Entretanto, por motivos diversos, embora consagrado, o MIP-Soja tem sido abandonado, pois o extenso conhecimento atualmente disponível sobre novas táticas de controle de pragas, aliadas àquelas utilizadas e consagradas nos anos áureos do MIP-Soja, reforçam a possibilidade de sucesso no manejo de pragas da soja com ganhos econômicos e sustentabilidade ambiental.

Com a utilização de produtos alternativos, como o Óleo De Neem (Original NIM) que é menos agressivo ao homem e à natureza e oferece as funções  de repelência, atração, inseticida e fungicida, quando aliado ao manejo adequado do solo, planta e água, garante a produção de alimentos orgânicos, sem resíduos tóxicos além de preservar a saúde do produtor.

Combate a Ácaros (branco, rajado e vermelho):

No Brasil são conhecidas seis espécies de ácaros que podem atacar a soja: ácaro-verde (Mononychellus planki), ácaro-rajado (Tetranychus urticae), três espécies de ácaros vermelhos (Tetranychus desertorum, Tetranychus gigas e Tetranychus ludeni) pertencentes a família Tetranychidae e o ácaro-branco (Polyphagotarsonemus latus) da família Tarsonemidae. Os ácaros podem ser encontrados em soja durante praticamente todo o ciclo, porém ataques mais intensos do ácaro-branco ocorrem na fase de crescimento da planta e os demais causam ataques mais severos a partir do florescimento e associados aos ácaros-praga ocorrem também ácaros predadores que são brilhantes e apresentam grande mobilidade. Insetos predadores, como Geocoris, Orius, Nabis e Podisus, também podem ser predadores de ácaros em soja. Além desses, o fungo Neozygites floridana apresenta importância como agente de controle biológico de ácaros-praga.

A ocorrência de estiagem é o principal fator que favorece o ataque de ácaros (Tetranychidae) na soja e o manejo fitossanitário inapropriado da cultura pode agravar a intensidade desses ataques.

Os Inseticidas pouco seletivos, como os piretróides, são prejudiciais aos predadores de ácaros-praga e semelhantemente, fungicidas usados para controle da ferrugem-da-soja prejudicam fungos que controlam naturalmente os ácaros-praga e temos ainda, inseticidas neonicotinóides, usados para o controle de percevejos, alteram os padrões de oviposição dos ácaros e podem favorecer a praga.

Com a utilização de produtos alternativos, para o  combate a ácaros  (branco, rajado e vermelho), como o Óleo De Neem (Original NIM) que é menos agressivo ao homem e à natureza e oferece as funções  de repelência, atração, inseticida e fungicida, quando aliado ao manejo adequado do solo, planta e água, garante a produção de alimentos saudáveis, sem resíduos tóxicos além de preservar a saúde do produtor.

 

Combate ao  Psilidio:

O psilídeo-de-concha, Glycaspis brimblecombei, é considerado praga quarentenária de elevada importância econômica para o setor forestal no Brasil pela preferência a Eucaliptus camaldulensis, espécie mais plantada no país. A insuficiência de métodos químicos, aceitáveis pelas empresas certificadas internacionalmente, para o controle da praga vem tornando a estratégia de controle biológico pelo parasitoide Psyllaephagus bliteus a opção mais apropriada no momento. Por esta razão, a disponibilidade de métodos que ajudem a detectar fases de desenvolvimento da praga mais apropriadas ao parasitismo é de grande importância tanto para a identificação precisa do seu ciclo de vida quanto à proposição de estratégias de seu controle biológico.

O modo de ação do  Óleo De Neem (Original NIM) é peculiar e sustentável em sua utilização como inseticida natural para a agricultura orgânica e nas lavouras sustentáveis, pois é um inibidor natural na alimentação de insetos, provocando sua morte por inanição alimentar, a Azadirachta indica A. Juss atua como repelente natural de insetos e quando é utilizado o Óleo De Neem (Original NIM) o agricultor sustentável interrompe ao crescimento do inseto

O modo de ação do O Óleo De Neem (Original NIM) é peculiar e sustentável em sua utilização como inseticida natural para a agricultura orgânica e nas lavouras sustentáveis, pois é um inibidor natural na alimentação de insetos, provocando sua morte por inanição alimentar, a Azadirachta indica A. Juss atua como repelente natural de insetos e quando é utilizado o Óleo De Neem (Original NIM) o agricultor sustentável interrompe ao crescimento do inseto provocando distúrbios na ecdise, nas trocas de fase, impedindo a comunicação sexual dos insetos, diminuindo a postura e matando ovos, larvas e insetos adultos, não contamina aos  insetos que são benéficos à lavoura e atua como agente controlador natural de pragas na lavoura, pois não faz nenhum mal a predadores naturais do ecossistema.

Regiões de São Paulo que a Original NIM atende

Aclimação
Bela Vista
Bom Retiro
Brás
Cambuci
Centro
Consolação
Higienópolis
Glicério
Liberdade
Luz
Pari
República
Santa Cecília
Santa Efigênia

Vila Buarque
Brasilândia
Cachoeirinha
Casa Verde
Imirim
Jaçanã
Jardim São Paulo
Lauzane Paulista
Mandaqui
Santana
Tremembé
Tucuruvi
Vila Guilherme
Vila Gustavo
Vila Maria
Vila Medeiros
Água Branca
Bairro do Limão
Barra Funda
Alto da Lapa
Alto de Pinheiros
Butantã
Freguesia do Ó
Jaguaré
Jaraguá
Jardim Bonfiglioli
Lapa
Pacaembú
Perdizes
Perús
Pinheiros
Pirituba
Raposo Tavares
Rio Pequeno
São Domingos
Sumaré
Vila Leopoldina
Aeroporto
Água Funda
Brooklin
Campo Belo
Campo Grande
Campo Limpo
Capão Redondo
Cidade Ademar
Cidade Dutra
Cidade Jardim
Grajaú
Ibirapuera
Interlagos
Ipiranga
Itaim Bibi
Jabaquara
Jardim Ângela
Jardim América
Jardim Europa
Jardim Paulista
Jardim Paulistano
Jardim São Luiz
Jardins
Jockey Club
M’Boi Mirim
Moema
Morumbi
Parelheiros
Pedreira
Sacomã
Santo Amaro
Saúde
Socorro
Vila Andrade
Vila Mariana
Água Rasa
Anália Franco
Aricanduva
Artur Alvim
Belém
Cidade Patriarca
Cidade Tiradentes
Engenheiro Goulart
Ermelino Matarazzo
Guaianazes
Itaim Paulista
Itaquera
Jardim Iguatemi
José Bonifácio
Mooca
Parque do Carmo
Parque São Lucas
Parque São Rafael
Penha
Ponte Rasa
São Mateus
São Miguel Paulista
Sapopemba
Tatuapé
Vila Carrão
Vila Curuçá
Vila Esperança
Vila Formosa
Vila Matilde
Vila Prudente
São Caetano do Sul
São Bernardo do Campo
Santo André
Diadema
Guarulhos
Suzano
Ribeirão Pires
Mauá
Embu
Embu Guaçú
Embu das Artes
Itapecerica da Serra
Osasco
Barueri
Jandira
Cotia
Itapevi
Santana de Parnaíba
Caierias
Franco da Rocha
Taboão da Serra
Cajamar
Arujá
Alphaville
Mairiporã
Bertioga
Cananéia
Caraguatatuba
Cubatão
Guarujá
Ilha Comprida
Iguape
Ilhabela
Itanhaém
Mongaguá
Riviera de São Lourenço
Santos
São Vicente
Praia Grande
Ubatuba
São Sebastião
Peruíbe

Regiões do Brasil que a Original NIM atende com Produtos a base de Neem

Estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
São Gonçalo
Duque de Caxias
Nova Iguaçu
Niterói
Belford Roxo
São João de Meriti
Campos dos Goytacazes
Petrópolis
Volta Redonda
Magé
Itaboraí
Mesquita
Nova Friburgo
Barra Mansa
Macaé
Cabo Frio
Nilópolis
Teresópolis
Resende
Estado de Minas Gerais
Belo Horizonte
Uberlândia
Contagem
Juiz de Fora
Betim
Montes Claros
Ribeirão das Neves
Uberaba
Governador Valadares
Ipatinga
Santa Luzia
Sete Lagoas
Divinópolis
Ibirité
Poços de Caldas
Patos de Minas
Teófilo Otoni
Sabará
Pouso Alegre
Barbacena
Varginha
Conselheiro Lafeiete
Araguari
Itabira
Passos
Estado do Espírito Santo
Serra
Vila Velha
Cariacica
Vitória
Cachoeiro de Itapemirim
Linhares
São Mateus
Colatina
Guarapari
Aracruz
Viana
Nova Venécia
Barra de São Francisco
Santa Maria de Jetibá
Castelo
Marataízes
São Gabriel da Palha
Domingos Martins
Itapemirim
Afonso Cláudio
Alegre
Baixo Guandu
Conceição da Barra
Guaçuí
Iúna
Jaguaré
Mimoso do Sul
Sooretama
Anchieta
Pinheiros
Pedro Canário
Estado do Paraná
Curitiba
Londrina
Maringá
Ponta Grossa
Cascavel
São José dos Pinhais
Foz do Iguaçu
Colombo
Guarapuava
Paranaguá
Araucária
Toledo
Apucarana
Pinhais
Campo Largo
Almirante Tamandaré
Umuarama
Paranavaí
Piraquara
Cambé
Sarandi
Fazenda Rio Grande
Paranavaí
Francisco Beltrão
Pato Branco
Cianorte
Telêmaco Borba
Castro
Rolândia
Estado de Santa Catarina
Joinville
Florianópolis
Blumenau
Itajaí
São José
Chapecó
Criciúma
Jaraguá do sul
Lages
Palhoça
Balneário Camboriú
Brusque
Tubarão
São Bento do Sul
Caçador
Concórdia
Camboriú
Navegantes
Rio do Sul
Araranguá
Gaspar
Biguaçu
Indaial
Mafra
Canoinhas
Itapema
Estado do Rio Grande do Sul
Porto Alegre
Caxias do Sul
Pelotas
Canoas
Santa Maria
Gravataí
Viamão
Novo Hamburgo
São Leopoldo
Rio Grande
Alvorada
Passo Fundo
Sapucaia do Sul
Uruguaiana
Santa Cruz do Sul
Cachoeirinha
Bagé
Bento Gonçalves
Erechim
Guaíba
Cachoeira do Sul
Santana do Livramento
Esteio
Ijuí
Alegrete
Estado de Pernambuco
Abreu e Lima
Araripina
Arcoverde
Belo Jardim
Bezerros
Cabo de Santo Agostinho
Camaragibe
Carpina
Caruaru
Escada
Garanhuns
Goiana
Gravatá
Igarassu
Ipojuca
Jaboatão dos Guararapes
Olinda
Ouricuri
Palmares
Paulista
Pesqueira
Petrolina
Recife
Santa Cruz do Capibaribe
São Lourenço da Mata
Serra Talhada
Suape
Surubim
Vitória de Santo Antão
Estado da Bahia
Alagoinhas
Barreiras
Bom Jesus da Lapa
Brumado
Camaçari
Campo Formoso
Candeias
Casa Nova
Conceição do Coité
Cruz das Almas
Dias d’Ávila
Euclides da Cunha
Eunápolis
Feira de Santana
Guanambi
Ilhéus
Ipirá
Irecê
Itaberaba
Itabuna
Itamaraju
Itapetinga
Jacobina
Jequié
Juazeiro
Lauro de Freitas
Luís Eduardo Magalhães
Paulo Afonso
Porto Seguro
Salvador
Santo Amaro
Santo Antônio de Jesus
Senhor do Bonfim
Serrinha
Simões Filho
Teixeira de Freitas
Valença
Vitória da Conquista
Estado do Ceará
Aquiraz
Canindé
Caucacia
Crateús
Crato
Fortaleza
Iguatu
Itapipoca
Juazeiro do Norte
Maracanaú
Maranguape
Pacajus
Pacatuba
Quixadá
Quixeramobim
Sobral
Estado de Goiás
Águas Lindas de Goiás
Anápolis
Aparecida de Goiânia
Caldas Novas
Catalão
Formosa
Goiânia
Itumbiara
Jataí
Luziânia
Novo Gama
Planaltina
Rio Verde
Senador Canedo
Trindade
Valparaíso de Goiás
Estado do Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Corumbá
Dourados
Ponta Porã
Três Lagoas
Estado do Mato Grosso
Cáceres
Cuiabá
Rondonópolis
Sinop
Sorriso
Tangará da Serra
Várzea Grande
Estado de Amazonas
Benjamin Constant
Centro Amazonense
Coari
Humaitá
Iranduba
Itacoatiara
Lábrea
Manacapuru
Manaus
Manicoré
Maués
Parintins
São Gabriel da Cachoeira
Tabatinga
Tefé
Estado do Piauí
Altos
Barras
Campo Maior
Esperantina
Floriano
José de Freitas
Parnaíba
Pedro II
Picos
Piripiri
São Raimundo Nonato
Teresina
União
Uruçuí
Estado do Pará
Abaetetuba
Ananindeua
Belém
Bragança
Bragança
Cametá
Castanhal
Itaituba
Marabá
Marituba
Parauapebas
Santarém
Estado do Maranhão
Açailândia
Bacabal
Balsas
Barra do Corda
Buriticupu
Caxias
Chapadinha
Codó
Grajaú
Imperatriz
Paço do Lumiar
Pinheiro
Santa Inês
Santa Luzia
São José de Ribamar
São Luís
Timon