Óleo de Neem é um controlador de pragas orgânico composto de óleo puro obtido a partir da prensagem à frio das amêndoas de sementes de Neem indiano (Azadirachta indica).

No Óleo De Neem (Original NIM), são encontrados mais de 150 compostos bioativos presentes no Neem, sendo que nove deles apresentam ação inseticida cientificamente comprovada. O principal deles é um tetranortriterpenóide ou limonóide chamado Azadiractina Apresenta quatro formas de ação sobre os insetos, sendo o efeito anti-alimentar, o efeito regular do crescimento, o efeito inibidor da reprodução e o efeito repelência de postura.

O Óleo de Neem (Original NIM), apresenta ainda ação por contato e por ingestão, sendo essa última mais pronunciada. Atua sobre todas as fases dos insetos (ovos, larvas, ninfas e adultos) é indicado no controle de mais de 500 espécies de insetos e ácaros nas mais variadas culturas comerciais e ornamentais. Ao ser aplicado os princípios ativos ficam aderidos à superfície das plantas e frutos, e parte é absorvido e passa a circular na seiva.

Os insetos ao ingerirem os tecidos vegetais contendo os princípios ativos do Óleo de Neem (Original NIM), passam a sofrer a ação deletéria do Neem, morrendo em poucos dias. É totalmente biodegradável e não é bioacumulável, sendo inofensivo ao meio ambiente e a animais de sangue quente. O Óleo de Neem apresenta baixo custo, é de fácil manuseio e aplicação, apresentando grande eficácia no controle de insetos indesejáveis. Apresenta pouca ação sobre os inimigos naturais.